Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Cobra e o Vagalume


Tenho o hábito de almoçar em casa. Por mais “corrida” que seja a nossa rotina, nessa velocidade que nos enfarta a cada hora, desdobro-me para conseguir, diariamente, sentar-me à mesa com minha família e, durante o almoço, colocarmos nossos assuntos em dia.
        Meu filho, 16 anos, surpreendeu-me hoje.
Ele, que não é muito interessado em futebol – o negócio dele é música – perguntou-me a razão de tanta “perseguição” ao Neymar. Dentro do conhecimento que ele tinha sobre esporte e ídolos, independentemente da sua área de atuação, era incompreensível que um atleta que há poucos dias atrás, parou uma cidade – Santos - durante um final de semana em razão da conquista da Copa Libertadores, estar sofrendo tantos questionamentos sobre a sua qualidade.
E me perguntou, de forma objetiva:
Por que ??
...
Fiquei sem saber o que responder a ele, o que contribuiu, sem dúvida, para que ele se afastasse ainda mais do esporte que eu tanto amo. Mas realmente não havia explicação fácil para a pergunta que ele me fez.
Por que há tantos questionamentos sobre o Neymar?
...
Eu acompanho a carreira do “Juninho” desde muito jovem. E na verdade, sempre foi assim. Se eu for contar todas as histórias, elas não caberiam neste blog. Teria que escrever um livro !!
Sempre tendo que provar o talento que “exalava” dentro das quadras de futsal, e depois, nos campos. E a cada conquista, parecia que aumentava a “turma” dos que torciam contra.
Lembro de ver, ainda nas categorias de base do Santos FC, a garotada de times adversários vibrando por fazerem falta no “muleque que treinou na Europa !!”
Ou criticarem-no por, desde muito jovem, receber salário do Santos FC !!
E quando ganhou o Paulista, desfiavam-no a ganhar um título nacional...
E quando ganhou a Copa do Brasil, desafiavam-no a ganhar uma Libertadores...
E quando ganhou a Libertadores, desafiam-no a ganhar a Copa América !!!!
Aí eu volto à pergunta do meu filho ??
Por que essa cobrança, por vezes até maldosa, sobre um garoto que conquistou quase tudo o que disputou nessa ainda curta carreira ??
Em vez de tratarem-no como um exemplo, como um vencedor, como alguém que está escrevendo uma história brilhante, alguns parecem querer desmerecer tudo o que o Neymar conquistou, como se não significasse nada...
...
Depois de muito refletir, encontrei a resposta para o meu filho em uma historinha que minha falecida avó sempre me contava. Era a “Fábula da Cobra e do Vagalume”, que compartilho com vocês abaixo.
...
Conta a fábula que certa vez uma cobra começou a perseguir um vagalume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, mas a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia, e ela não desistia; dois dias, e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, disse a cobra, mas já que vou  devorá-lo mesmo, pode perguntar.
- Pertenço à sua cadeia alimentar ?,  perguntou o vagalume.
- Não. Respondeu a cobra.
- Eu lhe fiz algum mal?  Redarguiu o vagalume.
- Não. Respondeu novamente a cobra.
- Então, por que você quer acabar comigo?  Perguntou novamente o vagalume.
- Porque não suporto ver você brilhar... . . Disse finalmente o ofídio.
        ...
        Neymar,
        Continue brilhando e jogando o seu futebol !!!!
        Nesta Quarta-Feira ignore as cobras que querem se colocar no seu caminho...
        #PraCimaDeles...

0 comentários:

Postar um comentário